quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MERCADANTE ASSUME MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FALANDO EM MUDANÇAS.

A principal mudança anunciada é a residência para professores recem formados.


Empossado nesta terça feira -24 o então ex ministro da ciência e tecnologia Aloizio Mercadante, agora ministro da educação em seu discurso anuncia o programa de alfabetização de crianças de oito anos de idade programa que será chamado “Alfabetização idade certa”.
Segundo Mercadante se uma criança não aprender a ler e escrever até os 8 anos de idade o seu futuro fica comprometido, com isso aumentara o custo para recuperar pedagogicamente o tempo perdido e há um alto  risco que essa criança venha abandonar a escola no futuro.
Outro ponto anunciado por Mercadante foi o programa de ensino para a área rural, com matérias voltadas para a realidade cada região. Segundo Mercadante “ o material didático, para uma criança ou jovem que mora campo terá que ser diferente dos que mora na cidade, pois as realidades são diferentes”.
De acordo com os interlocutores do ministério da educação, estas iniciativas já havia sido formuladas na gestão do ex ministro Fernando Haddad e estava sendo estudada a muito tempo. Uma outra proposta do novo ministro seria incentivar uma espécie de “residência” aos professores que estão na fase final da formação da licenciatura.assim como médicos que ao final de suas formações são obrigados a fazer residência em hospitais,  Mercadante irá propor que os professores atuem mais em salas de aula. Segundo Mercadante “os jovens recém licenciados precisa de residência nas escolas, professores tem que ser formados colocando a mão na massa destacou.
Outro ponto positivo do discurso foi que defendera no congresso, mesmo sem destacar o percentual, para que parte dos Royalties do petróleo produzidos nos campos do pré-sal seja destinado a educação, um ponto defendido pelo movimento  sindical brasileiro.
Durante o discurso Mercadante enfatizou que não ira usar de trampolim o ministério para o seu futuro político, segundo ele, a sua gestão será uma alavanca suprapartidária para melhoria da educação Brasileira, para que isso aconteça a sua equipe será escolhida com muito critério com pessoas comprometidas com o interesse público. “A quem vier não perguntarei por partidos políticos ou ideologias, mas eu demandarei com rigor competências técnicas e espíritos públicos e comprometimento com o pais”.Afirmou o novo ministro.